quinta-feira, 27 de setembro de 2012

E-commerce, uma mudança na forma de fazer compras


Atualmente tudo acontece muito rapidamente, lendo a primeira frase deste texto pelo menos três pessoas já realizaram uma compra pela internet, com a comodidade de estar confortavelmente em casa.

Pelas pesquisas, os consumidores da América Latina iniciam suas compras nos próprios sites das marcas. Com o tempo, eles vão migrando para sites com palavras-chaves, anúncios da internet e referências de amigos.

De acordo com a comScore, os portais de e-commerce nacionais são os mais preferidos na Argentina, Brasil e Chile, enquanto os consumidores no México e Venezuela são mais propícios a escolherem sites internacionais.

O Brasil foi caracterizado por ser o que mais gatas com compras em sites. A comodidade pode ser um ponto grande positivo mas, muitas pessoas afirmam ter medo de perder a sua privacidade quando se fala de gastar dinheiro de uma maneira virtual. Uma novidade que acaba de chegar ao nosso país é o cartão presente mastercard onde, as pessoas não irão mais precisar sair de casa para comprar e nem para entregar um presente. O objeto acaba sendo a salvação para pessoas muito ocupadas que não tem tempo para presentear um familiar ou amigo.

Em cada país, existe uma característica diferente na escolha de sites para efetuar uma compra on-line, mas se dúvida nenhuma, o e-commerce veio para ficar e mudou totalmente o comportamento das pessoas para realizar uma compra.
       
                                     
                                    (Legenda da foto: Cartão presente MarterCard)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Tudo passa, e muito rápido!

Olá.
Hoje vamos postar um video com o proposito de mostrar a idéia e abordagem do nosso blog.
Escolhemos o nome 'Efemeridade Digital', pois algo efêmero é algo passageiro, e é o que acreditamos que acontece nesse mundo digital. As coisas passam tão rápido, que por muitas vezes, mesmo alguém que é super conectado acaba perdendo coisa ou outra.
Temos como objetivo, manter nossos visitantes informados e entretidos sobre os assuntos em questão e mais alguns outros sobre tecnologia atual, deixando claro que, como muitas coisas nesse mundo, é melhor se manter sempre atualizado, pois tudo passa num piscar de olhos!
Verão exatamente isso em nosso video. É um video com imagens rápidas e... será bem nostálgico para alguns.


Nos digam o que pensam após assistirem o vídeo.
Nós... nos sentimos velhas... rs

Interatividade e liberdade de escolha

A convergência das mídias com a TV e internet não é uma grande novidade, estamos falando de uma nova maneira de ver televisão, o que antes era a horários fixos na TV, agora há liberdade de escolha com a possibilidade de interatividade.

A TV e a internet, juntas possibilitam uma ampla diversidade, inúmeros canais sem muito custo, e a possibilidade de você pausar sua programação começa a existir o que também, acarreta na condição das pessoas poderem assistir o que querem em qualquer horário. Milhares de aplicativos que só eram disponíveis para os celulares com android ou iphone, agora passam a existir para os novos aparelhos de televisão.

Isso decreta o fim do modelo atual televisivo. O CEO do Google, Eric Schimidt, declarou que "Talvez as pessoas passem mais tempo vendo outras coisas além de televisão, nas suas televisões". Imagina você em sua casa vendo seu programa favorito e durante os intervalos comerciais em vez de circular entre os canais, você possa navegar na internet? E talvez, possa até ter algo que chame a atenção do que um determinado programa e depois você poderá voltar e assisti-lo no horário em que você preferir?

Essa convergência com inúmeras interações alguns dizem que pode até ser passageira, concluindo a afirmação de que tudo é efêmero mas, ela vem chegando com uma grande força o que vai até caracterizar um novo estilo de vida. As pessoas não vão mais precisar correr para assistir a sua diversão. A interação veio forte e para ficar. O que está acarretando em um grande sucesso.



(Legenda da foto: um jogo de futebol, isso também é possível sem perder uma importante cena do jogo)


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Transmídia e Hipermídia: A nova era da comunicação

É engraçado pensar que um assunto pode estar entre diversas plataformas diferentes em um mesmo mundo da tecnologia. Um bom exemplo disso é a transmídia, que vem sendo estudada atualmente. Com o intuito de se desenvolver através de múltiplos suportes midiáticos, ela faz seu acesso ser autônomo, com uma história próxima da outra, mas nunca a mesma. Essa forma acaba sendo a continuação de um mesmo conteúdo.

O exemplo mais típico que ocorreu em nosso país foi o reality show Big Brother Brasil. Ele fez com que o público tivesse o poder em suas mãos de votar onde decidiam, e ainda conversarem com os mesmos através do site após a eliminação. A grande revelação dessa plataforma nos últimos tempos é à novela Cheias de Charme da Rede Globo. Ao mesmo tempo em que os espectadores assistem à novela, eles podem acessar o site e ver o novo clipe do famoso trio ficcional, As Empreguetes.


( vídeo do clipe das Empreguetes que fez o maior sucesso no youtube)

Este clipe foi essencial para a grande virada da trama onde, hoje, até o Fantástico fez um concurso para eleger a “Empregada mais cheia de charme do Brasil”. Se diferenciando da novela Rebelde exibida por outra emissora, o trio não faz shows verídicos pelo Brasil, mas, ambas são uma grande plataforma que são acompanhadas dia após dia.

A hipermídia que podemos juntar com esse contexto usa-se muito da internet também. Ela tem a obrigação de estar em rede e acontece quando “nós” nos conectamos formando um todo. A hipermídia trabalha em cima do sistema em si e não, precisamente de um conteúdo em específico. Como por exemplo site de música Vagalume, onde podemos ouvir músicas de graça e também encontrar suas letras traduzidas pra nossa língua, além de cifras pra tocar as canções.

Outro produto que podemos citar da hipermídia é a grande banda Restart, que estourou em 2010, e está em rede o tempo todo. O site deles possibilita a compra de produtos e possui um espaço para seus fãs darem suas opiniões, além de falarem com os próprios integrantes da banda quando.  Com isso essa onda colorida acaba ficando em toda parte, atingindo o mundo real e dominando o virtual.

Com isso, a dúvida que sempre carregamos junto conosco é, o que será que vem após essas mídias, já que como na nossa vida  tudo passa rapidamente, e o que fica é sempre a questão do que vai aparecer para nos surpreender.


domingo, 16 de setembro de 2012

Making off

Decidimos postar algumas fotos do dia de gravação do vídeo de apresentação das blogueiras que vos falam.  Espero que gostem das fotos.

Mayara, Natalia, Jéssica e Luciana. Faltou a Driele =/

Mayara na maior folga. 

Natalia escolhendo a música. 

Jessica como cinegrafista.

Mayara testando as habilidades dela com o skate.

Natalia na gravação externa.


Gravação externa na praça.

                                                                        E aí curtiram?

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O sucesso dos memes

O 'meme' é uma das expressões mais fortes na cultura da internet. Esse termo se refere à qualquer coisa que faça sucesso na rede,  pode ser uma imagem, uma gíria, um vídeo, um bordão, como, por exemplo"para nossa alegria" ou "que deselegante" entre outros. O meme é algo que vai além do que se espalha, ele ganha novas versões e pode ter seu significado alterado. Eles surgem sem nenhum marketing.


As redes sociais atingem mais pessoas do que qualquer outro tipo de mídia, assim, chegando a milhões de acessos. A influência que os memes causam na sociedade jovem mostra o quanto a internet influência no desenvolvimento da cultura de massa. Criados sempre por pessoas que na maioria dos casos não terão reconhecimento pelo trabalho, a intenção principal dos memes é o bom humor, que nos últimos anos também vem ganhando mais espaço na mídia. 

A propagação na internet fez com que as emissoras de televisão ganhassem mais uma ferramenta de entretenimento, pois estas passaram a dar espaço em suas programações para vídeos que fazem sucesso na rede. Um entretenimento fácil de fazer, mas difícil de ser esquecido. 

Os memes passam às vezes tão rápidos que nem ao menos são vistos por todos que tem acesso as grandes redes. Mas isso, não é um caso de preocupação pois atualmente a sociedade está repleta de pessoas criativas, o que acarreta na criação de novos memes, assim algo que era novo logo fica velho.

Nos últimos dias tivemos um caso muito engraçado de um meme. Nissim Ourfali, um menino de 13 anos fez um vídeo para comemorar seu Bar Mitzvah, que é a passagem mais importante na religião Judaica. É o momento em que os judeus atingem a maioridade perante a lei e passam a ser considerados homens de verdade. Então o video da comemoração caiu na rede antes mesmo da festa. E olha só como ficou o video:
            



But here's our number... so call us maybe!

Quem somos nós???

Nada mais justo do que mostrar quem são as 'uvas passas' -NOT haha que aqui vós postam. Temos uma tarefa de nos apresentar em formato de vídeo em um dos posts de hoje; o outro, que será postado em breve, falará sobre 'Memes'. 

Então pensamos, existe musica mais 'Meme' do que Call me Maybe da Carly Rae Jepsen? Tantas paródias e videos divertidos por conta dessa música, que por si só, já é muito legal que resolvemos colocá-la no nosso vídeo. 

Então, pensamos em mostrar aqui, o que cada uma de nós cinco gostamos mais de fazer! 

Esperamos que vocês gostem e compartilhem dos nossos hobbies: Dançar, ler, andar de skate, dormir e assistir filmes. 

Quem de nós gosta de fazer o quê?

Isso só assistindo até o final do vídeo =) É rapidinho! Passa voando ;)

Ah! Também conheçam nossos perfis no facebook:  DrieleJessicaLucianaNatalia e Mayara



terça-feira, 4 de setembro de 2012

As tais redes sociais

                                                       (Video: Redes Sociais em linguagem básica)


Vivemos todos os dias envolvidos em uma rede social, em casa com nossos pais e irmãos, na rua com vendedores e amigos, na faculdade com colegas e professores. O fato de você estar num lugar onde você pode comunicar-se, aprender e ensinar o torna membro de uma rede de socialização, em que uns influenciam diretamente ou indiretamente na vida dos outros. 

Atualmente, pela ideologia da época, o termo "rede social" não está mais diretamente ligado aos seus colegas e familiares, e sim a internet. 

As redes sociais virtuais estão presentes na vida de todos e sendo inseridas de forma muito rápida na sociedade contemporânea. Ninguém fica de fora, as empresas abusam da fácil comunicação com seu cliente, as faculdades incluem em sua grade curricular, as pessoas marcam encontros, discutem, realizam trabalhos e conhecem pessoas novas. As redes sociais aproximam as pessoas, aceleram a troca de informações e de certa forma facilitam em muitos aspectos determinados usuários.

Lembram do fotolog? Dos diários online (blogs)? Do flogão? Do Orkut? Do Twitter?... O twitter ainda é lembrado, mas agora a febre é o Facebook. Porém, dizem alguns especialistas que o Google + será a próxima 'vitima' do assédio. Quem pode ter certeza? As outras redes sociais foram sendo descartadas em pouco tempo, tão rapidamente que ninguém percebe.

Muito difícil convencer os jovens a não dar tanta atenção à elas. Eles estão presos, muitas vezes por motivos fúteis ou até de forma negativa as redes sociais, deixando de lado coisas importantes para o seu futuro. 

Acreditando que elas são prioridade em sua vida, sem pensar que, a maioria das coisas do espaço digital é relativamente passageira. E numa era quem que os jovens são presos a esses recursos, como tentar modificar a sua mente e sugerir abandonar as redes?  Isso é possível ?