segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Fandom é coisa séria


O Fandom se aplica muito na internet entre usuários que passam horas online discutindo temas, e debatendo ideias diferentes entre si. Isso é muito comum entre fãs de alguma série de TV, desenhos e revistas em quadrinhos.Um Fandom muito comum e conhecido, é o Otaku, que é um termo do Japão, que também é usado em outros países, para designar um fã, que normalmente são fãs de animes e mangás.

 O termo “Otaku” significa “seu lar”, que é um tratamento de respeito na segunda pessoa. Porém muitos membros de animes, acham o termo ofensivo e não gostam de ser chamados assim. Aqui no Brasil, por exemplo, temos um grande número de fãs de animes, e essa popularização dos animes e mangás se deu graças a primeira revista de animes aqui no Brasil, a Animax.

 Houve uma grande discussão entre os fãs por causa do termo “otaku”, pois essa palavra que é muito utilizada, começou a popularizar graças a um humorista e cronista, Akio Nakamori, que a utilizava em seus livros, que descreviam assassinos em série que era obcecado por animes pornográficos, e recriava historias estuprando garotas. Todas essas histórias foram inspiradas em um assassino real. E isso gerou um grande tabu, e o termo começou a ser usado de forma pejorativa.

E quando veio para o Brasil, a revista Animax, não citou o significado original de otaku, e isso gerou uma grande polemica entre os fãs mais velhos e membros da comunidade japonesa, que começaram a ser contra a popularização do termo por aqui. As discussões continuam até hoje, mesmo com o termo sendo cada vez mais comum nos meios de comunicação, pois a historia e o real significado do termo não é esclarecido e não tem atenção da mídia.

Um comentário:

  1. Muito bom abordar esse tema aqui já que é pouco abordado pela mídia. Talvez vocês pudessem se aprofundar um pouco mais e depois trazer mais dados para nós :D

    ResponderExcluir