segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O dia em que a internet parou


No dia 18 de janeiro deste ano ocorreu um dos maiores protestos na web em que grandes sites ficaram fora do ar por um tempo.

Tudo isso começou quando um congressista americano fez um projeto de lei chamado "Stop Online Piracy Act" (Lei de Combate à Pirataria Online) com o intuito de proibir o uso de materiais ditos como propriedade dos autores de forma gratuita, ou seja, o projeto contra a pirataria na internet.

Web entra em greve.

Para entender melhor, um fator importante a ser citado aqui é a propriedade intelectual. Ela é extremamente ligada a algo chamado "direitos autorais", às composições artísticas e literárias.

Um bom exemplo para esse conceito é o uso de músicas em produções da TV. Se o autor da música não autorizar a utilização da mesma e o produtor a utilizar, o mesmo pode ser processado. Parece mais claro?

Agora você me pergunta, e o que tem a ver uma coisa com a outra? Já parou pra pensar as inúmeras vezes que fez downloads ilegais de músicas e filmes no seu computador? Caso esse lei fosse aprovada, esses sites seriam fechados. Foi o caso do Megaupload no qual o proprietário foi preso por pirataria. Também, todo site que tivesse relação com esses sites seriam tirados do ar como o Google, por exemplo, que se fosse comprovada essa ligação também seria banido.

Pare com a censura na internet. Vote não ao SOPA

     
As grandes empresas fonográficas dos EUA como Disney, Universal, Sony, Warner, entre outras foram as que apoiaram  projeto sendo, um dos setores mais afetados. Em contraponto, empresas como Google, Facebook, Wordpress e Wikipédia foram contra devido à falta de liberdade na internet que seria monitorada pelas autoridades.

No dia 20 daquele mesmo mês o SOPA foi suspendido pelo próprio autor Lamar Smith.

Você é contra ou a favor dessa lei?
Entenda mais acessando o link abaixo:

4 comentários:

  1. E eu que pensava que nunca iriam tentar fazer uma coisa dessas. Ainda bem que quem fez esse SOPA tambem tirou ele

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com o veto do projeto temos que ficar ligados né

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que nao deu certo, ia ser ridiculo se desse na minha opiniao.

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei com mo medo desse SOPA

    ResponderExcluir