sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A tecnologia presente nos jogos de futebol

A tecnologia é realmente algo inovador e surpreendente nos dias hoje, é quase impossível viver sem ela. A tecnologia agora fará parte do futebol, com o intuito de acabar com aqueles lances duvidosos e minimizar erros de arbitragem em que muitas vezes o juiz não consegue ver o lance corretamente.

É instalado um chip na bola e nas traves. Também haverá um dispositivo que emitirá um alerta instantâneo dentro do tempo de um segundo para o árbitro. O dispositivo não toma a decisão no lugar do árbitro mas, ajuda na decisão caso ele não consiga visualizar o lance completo.

Segundo a Fifa, é provável que na Copa do Mundo de 2014, que será realizada aqui no Brasil, já esteja sendo usada essa nova bola, para diminuir lances polêmicos. Na última Copa, nas oitavas de final em uma partida da Alemanha contra a Inglaterra, o juiz não notou um gol de uma bola que foi chutada por um jogador Inglês, que seria o empate da partida. Ele foi anulado o que fez a desclassificação da Inglaterra no campeonato.

Porém, os custos dessa grande inovação oscilam entre 150 a 250 mil dólares por sistema instalado. Especialistas afirmam que com o tempo, esse valor diminuirá. Todos esperam que essa nova forma de ver o jogo funcione com eficiência, garantindo assim, uma partida mais justa ao nosso tão amado futebol.

                                                              

2 comentários:

  1. Tomara que essa tecnologia chegue logo, precisamos de algo mais certo no futebol.

    ResponderExcluir
  2. Estamos precisando por aqui! Chega a causar mortes e brigas entre as torcidas por causa de erros de juizes, infelizmente o Brasil ainda é assim :(

    ResponderExcluir