segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Fandom é coisa séria
O Fandom se aplica muito na internet entre usuários que passam horas online discutindo temas, e debatendo ideias diferentes entre si. Isso é muito comum entre fãs de alguma série de TV, desenhos e revistas em quadrinhos.Um Fandom muito comum e conhecido, é o Otaku, que é um termo do Japão, que também é usado em outros países, para designar um fã, que normalmente são fãs de animes e mangás.
O termo “Otaku” significa “seu lar”, que é um tratamento de respeito na segunda pessoa. Porém muitos membros de animes, acham o termo ofensivo e não gostam de ser chamados assim. Aqui no Brasil, por exemplo, temos um grande número de fãs de animes, e essa popularização dos animes e mangás se deu graças a primeira revista de animes aqui no Brasil, a Animax.
Houve uma grande discussão entre os fãs por causa do termo “otaku”, pois essa palavra que é muito utilizada, começou a popularizar graças a um humorista e cronista, Akio Nakamori, que a utilizava em seus livros, que descreviam assassinos em série que era obcecado por animes pornográficos, e recriava historias estuprando garotas. Todas essas histórias foram inspiradas em um assassino real. E isso gerou um grande tabu, e o termo começou a ser usado de forma pejorativa.
E quando veio para o Brasil, a revista Animax, não citou o significado original de otaku, e isso gerou uma grande polemica entre os fãs mais velhos e membros da comunidade japonesa, que começaram a ser contra a popularização do termo por aqui. As discussões continuam até hoje, mesmo com o termo sendo cada vez mais comum nos meios de comunicação, pois a historia e o real significado do termo não é esclarecido e não tem atenção da mídia.
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
A tecnologia presente nos jogos de futebol
A tecnologia é realmente algo inovador e surpreendente nos dias hoje, é quase impossível viver sem ela. A tecnologia agora fará parte do futebol, com o intuito de acabar com aqueles lances duvidosos e minimizar erros de arbitragem em que muitas vezes o juiz não consegue ver o lance corretamente.
É instalado um chip na bola e nas traves. Também haverá um dispositivo que emitirá um alerta instantâneo dentro do tempo de um segundo para o árbitro. O dispositivo não toma a decisão no lugar do árbitro mas, ajuda na decisão caso ele não consiga visualizar o lance completo.
É instalado um chip na bola e nas traves. Também haverá um dispositivo que emitirá um alerta instantâneo dentro do tempo de um segundo para o árbitro. O dispositivo não toma a decisão no lugar do árbitro mas, ajuda na decisão caso ele não consiga visualizar o lance completo.
Segundo a Fifa, é provável que na Copa do Mundo de 2014, que será realizada aqui no Brasil, já esteja sendo usada essa nova bola, para diminuir lances polêmicos. Na última Copa, nas oitavas de final em uma partida da Alemanha contra a Inglaterra, o juiz não notou um gol de uma bola que foi chutada por um jogador Inglês, que seria o empate da partida. Ele foi anulado o que fez a desclassificação da Inglaterra no campeonato.
Porém, os custos dessa grande inovação oscilam entre 150 a 250 mil dólares por sistema instalado. Especialistas afirmam que com o tempo, esse valor diminuirá. Todos esperam que essa nova forma de ver o jogo funcione com eficiência, garantindo assim, uma partida mais justa ao nosso tão amado futebol.
terça-feira, 23 de outubro de 2012
Você é o personagem principal no "SÁBADO A NOITE"
Já imaginou a possibilidade de ser o protagonista de uma historia de amor com o seu ídolo e ter suas amigas e outros ídolos participando também? Uma história de aventura paralela com personagens de filmes e séries?
As Fanfics tornam isso possível. Elas são histórias escritas de fã para fã. O nome ‘fanfic’ vem da palavra fã em inglês ‘fan’ e ‘fiction’ (ficção).
Elas funcionam da seguinte maneira: Uma pessoa comum escreve a história com o famoso em questão; depois passa para alguém corrigir os erros de português e codificar o texto de forma que, assim que for hospedada (inserida) no site e alguém clicar para ler, comecem as perguntas pessoais de ‘qual seu nome?’ ‘quem é seu melhor amigo?’ e ‘qual seu integrante preferido de tal banda?' e então quando a página contendo a fanfic abrir, a história vai estar toda personalizada. Aí é só mergulhar nessa fantasia e viver uma história paralela com seu ídolo.
Onde são hospedadas? Há vários sites para leitores de fanfics, o maior deles é o FanFic Addiction que começou hospedando apenas fanfics da banda britânica McFLY e posteriormente virou um site onde são hospedadas fics de variados temas. Foi do Fanfic Addiction que veio uma das fanfics mais famosas no Brasil: Sábado a Noite.
Essa é um romance adolescente que se passa em um colégio onde você e mais quatro amigas são meninas populares que tem uma ‘birra eterna’ com ‘os marotos’ do local. Eles são quatro amigos que possuem uma banda, até então, e que com a ajuda de um quinto amigo conseguem tocar nos bailes de sábado a noite do colégio como uma banda mascarada misteriosa. A banda em questão é o McFLY e o amigo deles pode ser um integrante de qualquer outra banda britânica de sua preferência. Na fanfic eles são apenas garotos ainda desconhecidos do colégio onde você estuda e um lindo, porém conturbado romance cheio de música, entre você e seu integrante preferido acontece como foco.
'Sábado a Noite' tem três partes (a terceira ainda em andamento no site de fanfics) e seu enredo fez tanto sucesso que a autora (até então uma simples fã da banda com um grande dom para a escrita). Babi Dewet, 25 anos, lançou um livro da história, no livro ‘Sábado a Noite’, os personagens são fixos, mas o doce ‘romance musical’ continua. Babi Dewet lançou o livro independente e vendeu mais de 1000 exemplares, sem nenhum apoio. Há alguns meses atrás, o livro ganhou o selo Generale da Editora Évora, agora ele está a venda nas maiores livrarias do país e tem sua sequência garantida!
Outra fanfic que virou um livro famoso foi a trilogia dos ’50 tons’. Ela foi primeiramente escrita por uma fã americana da saga Crepúsculo. O enredo, mais pesado e erótico, fez tanto sucesso que logo a autora estava se tornando dona de Best Sellers . ‘50 tons de Cinza’ (Fifty Shades of Grey), que fala de uma tímida garota que conhece um intrigante e sensual rapaz, foi o primeiro de uma série de sucesso e a Universal Studios o transformará em filme!
E ai? Se interessou pelo mundo das fanfics?
PROMOÇÃO - CONCORRA A UM EXEMPLAR DO LIVRO 'SÁBADO A NOITE'
Basta seguir o @blogefemero no Twitter e dar um RT no seguinte tweet : https://twitter.com/blogefemero/status/260735439495913473 e pronto! Já está concorrendo :)
O sorteio será realizado e o resultado divulgado dia 29/10/12
PROMOÇÃO - CONCORRA A UM EXEMPLAR DO LIVRO 'SÁBADO A NOITE'
Basta seguir o @blogefemero no Twitter e dar um RT no seguinte tweet : https://twitter.com/blogefemero/status/260735439495913473 e pronto! Já está concorrendo :)
O sorteio será realizado e o resultado divulgado dia 29/10/12
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Direitos reservados: Copyright e Creative Commons
Com certeza alguma vez você já viu esses nomes no fim da página de algum site ou na embalagem de algum produto, como brinquedos. Mas o que eles significam afinal?
Os termos Copyright e Creative Commons referem-se aos direitos autorais de uma empresa, produto ou uma obra intelectual (livros, filmes, música).
- O Copyright (©) são os direitos exclusivos dados a um escritor, dramaturgo, empresa ou músico sobre a sua obra, por um tempo limitado, determinado pelos governos de vários países (cerca dos anos de toda sua existência, mais 50 anos após a morte do detentor do copyright). Este conceito foi criado na Inglaterra em meados do século 16, quando com a difusão da imprensa, a coroa real inglesa decide controlar tudo aquilo que se imprime, para evitar a difusão de ideias subversivas, principalmente as de cunho político.
Assim, este determina quem pode adaptar seu trabalho de outra forma, se pode exibida por terceiros e receber créditos e dinheiro quando seu trabalho for reproduzido, caso isso não aconteça, pode acarretar em danos monetários, processos jurídicos e até mesmo prisão de quem reproduzir ou alterar conteúdo ilegalmente.
Tanto que em alguns países, como o Brasil, as leis que regulamentam os direitos autorais são tão severas, que em nenhuma situação é permitido copiar integralmente uma obra sem autorização do detentor dos direitos autorais. Ou seja, não se permite transferir músicas de um CD para o computador ou MP3, nem tirar cópias de livros esgotados para fins educacionais.
- Para resolver esse problema surgiu a Creative Commons(CC), uma organização não-governamental americana, que criou licenças para permitir a cópia e o compartilhamento de obras protegidas por direitos autorais.
Ela foi criada em 2011 nos Estados Unidos, por Larry Lessig, Hal Abelson, e Eric Eldred com o apoio do Centro de Domínio Público. Tendo a finalidade de permitir aos detentores do copyright possam abdicar em favor do público de algum de seus direitos, para facilitar a distribuição de conteúdos (músicas, livros, revistas, textos, imagens).
Os tipos de licença Creative Commons
- Atribuição (BY): Permite que outras pessoas copiem, distribuam e executem uma obra – e as obras derivadas criadas a partir dela - protegida por direitos autorais, desde que dê os créditos estabelecidos pelo autor.
- Uso Não Comercial (NC): Permite que outras pessoas copiem, distribuam e executem uma obra – e as obras derivadas criadas a partir dela - somente para fins não comerciais.
- Não à Obras Derivadas (ND): Permite que outras pessoas copiem, distribuem e executem uma obra, desde que seja uma cópia exata da mesma. Ou seja, não permite obras derivadas.
- Partilha pela Mesma Licença (AS): Permite que outras pessoas distribuam obras derivadas somente se usarem uma licença idêntica a da obra original.
Copyright x Creative Commons
Embora as licenças Creative Commons ofereçam maiores possibilidades acerca da obra do autor, a Copyright ainda é a licença mais usada, pelo menos para os detentores de blog. O webmaster Érico de Oliveira, do PBlog fez uma pesquisa por mais de 100 blogs brasileiros e constatou que grande parte deles são protegidos pela Copyright.
Fonte de pesquisa:
- http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/deed.pt
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Creative_Commons
- http://en.wikipedia.org/wiki/Creative_Commons
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_autoral
- http://en.wikipedia.org/wiki/Copyright
- http://www.criatividadevisual.com/significado-dos-simbolos-tm-c-e-r-%E2%84%A2-%C2%A9-%C2%AE/
- http://www.blogosferalegal.com/2010/08/significado-de-copyright-e-copyleft.html
- http://www.ojornalista.com/2010/12/a-internet-no-brasil-em-2010/
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Windows 8 mais touch do que nunca
O novo sistema operacional da Windows foi um dos maiores assuntos no mundo nerd e dos apaixonados por tecnologia atualmente. Mas, a grande pergunta que interessa a todos é, o que tem de novo nesse sistema?
Os elementos da interface que são dispositivos touch, que estão cada vez mais presentes nos equipamentos, é considerado a primeira novidade.
Você se lembra do menu Iniciar, agora no novo sistema foi substituído por uma "tela elementos" que está em um estilo mosaico com visual "metro", onde é possível clicar e se conectar rapidamente às atualizações das redes sociais, entre outros sites. A área de trabalho, para facilitar a vida dos acostumados com ele, continua semelhante a do Windows 7.
As contas de email também fazem parte da mudança conseguindo uma sincronização com outras máquinas. Os novos botões nos cantos da tela foram criados para fazer um acesso mais rápido aos dispositivos. Algo novo também é a Windows Stores, semelhante ao da Apple para compras de novos aplicativos.
Outra mudança aconteceu nos aplicativos reformulados que agora possui um sistema de backup novo. Os elementos sonoros e visuais possuem um processamento melhor e mais rápido que os outros.
O novo visual e mais dinâmico foram uma das características mais interessantes do Windows 8. Para visualizar essas novidades e saber mais sobre esses assuntos, assista o vídeo:
Primeiro comercial do Windows 8:
domingo, 14 de outubro de 2012
New York Times anuncia versão em português
Sabia que um dos jornais mais famosos do mundo terá um site em português? É isso mesmo 'brazucas', a New York Times Company anunciou essa novidade no dia 14 deste mês.
Os donos da empresa estão otimistas em relação a essa nova edição, pois vêem um grande potencial nos brasileiros como um todo. E além disso eles afirmam que o Brasil possui uma economia robusta que vem abrigando mais e mais pessoas na classe média para alta.
Ainda não há certeza quando a versão em português será lançada, mas tudo indica que será no segundo semestre do ano que vem. Outro ponto interessante foi que das 40 matérias postadas, um terço delas será focada no Brasil.
E se você pensa que tudo pára por aí, está engado porque, enquanto New York Times anuncia essa nova edição do jornal, outras grandes empresas estão apostando em terra tupiniquins como por exemplo, a CNN.
Os donos da empresa estão otimistas em relação a essa nova edição, pois vêem um grande potencial nos brasileiros como um todo. E além disso eles afirmam que o Brasil possui uma economia robusta que vem abrigando mais e mais pessoas na classe média para alta.
Ainda não há certeza quando a versão em português será lançada, mas tudo indica que será no segundo semestre do ano que vem. Outro ponto interessante foi que das 40 matérias postadas, um terço delas será focada no Brasil.
E se você pensa que tudo pára por aí, está engado porque, enquanto New York Times anuncia essa nova edição do jornal, outras grandes empresas estão apostando em terra tupiniquins como por exemplo, a CNN.
Marcadores:
cnn,
jornal,
new york times,
português,
site
sábado, 13 de outubro de 2012
Games: Angry Birds- Star Wars
Já ouviram falar de Angry Birds?
O jogo virou febre nos smartphones e até nas redes sociais. Milhares de pessoas se conectaram ao seu "bird" favorito para jogar contra os porcos verdes.
O game foi lançado no dia 10 de dezembro pela Rovio Mobile.O sucesso foi tão grande que até os personagens viraram produtos como ursinhos de pelúcia para os fãs e viciados.
O game foi lançado no dia 10 de dezembro pela Rovio Mobile.O sucesso foi tão grande que até os personagens viraram produtos como ursinhos de pelúcia para os fãs e viciados.
A grande novidade dessa plataforma que está enlouquecendo o público, este ano será a ambientação do jogo que passará nas galáxias de Star Wars. Essa versão será lançada dia 8 de novembro, ainda este ano.
Para quem ama o jogo e Star Wars, está aí uma boa mistura. Isto é só uma prévia do que está por vir.
E aí curtiu? Comenta e compartilha!
Marcadores:
android,
angry birds,
games,
smartphones,
star wars
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
O tumblr do momento
E aí já ouviu falar do tumblr mais comentado do momento? Se a resposta for negativa, como se sente ao não saber disso? Pois então conheça. O site usa gifs super engraçados e compartilha situações que todos já se encontraram alguma vez.
A interface simples e os posts bem humorados se tornaram sucesso garantido para o comoeumesintoquando.
O sucesso foi tão grande que há mais de 120 mil pessoas curtindo somente a página no facebook. Numa média, os compartilhamentos da fan Page ultrapassam de 50 chegando até mais de 300. No caso do tumblr o mesmo acontece com os números de reblogs (quando a pessoa tem um tumblr ela pode reblogar o post de outro tumblr).
O criador da página Marcelo Cidral faz posts promovidos por alguma marca, evento, entre outros. Como exemplo, um do Applebee´s sempre utilizando do bom humor.
Algo bem bacana do site é que o próprio seguidor pode colaborar com as postagens enviando as suas próprias dicas.
A interface simples e os posts bem humorados se tornaram sucesso garantido para o comoeumesintoquando.
O sucesso foi tão grande que há mais de 120 mil pessoas curtindo somente a página no facebook. Numa média, os compartilhamentos da fan Page ultrapassam de 50 chegando até mais de 300. No caso do tumblr o mesmo acontece com os números de reblogs (quando a pessoa tem um tumblr ela pode reblogar o post de outro tumblr).
O criador da página Marcelo Cidral faz posts promovidos por alguma marca, evento, entre outros. Como exemplo, um do Applebee´s sempre utilizando do bom humor.
Algo bem bacana do site é que o próprio seguidor pode colaborar com as postagens enviando as suas próprias dicas.
E aí como você se sentiu quando leu esse novo post?
Vale a pena conferir esse tumblr diariamente, com certeza vai se identificar com um post. É risada garantida.
Vale a pena conferir esse tumblr diariamente, com certeza vai se identificar com um post. É risada garantida.
como eu me sinto quando...
…ouço as primeiras batidas de uma música que eu adoro
http://comoeumesintoquando.tumblr.com/post/32897902514/ouco-as-primeiras-batidas-de-uma-musica-que-eu ...tô morrendo de fome e minha mãe grita que o almoço tá pronto. http://comoeumesintoquando.tumblr.com/post/32466413621/to-morrendo-de-fome-e-minha-mae-grita-que-o-almoco |
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
O dia em que a internet parou
No dia 18 de janeiro deste ano ocorreu um dos maiores protestos na web em que grandes sites ficaram fora do ar por um tempo.
Tudo isso começou quando um congressista americano fez um projeto de lei chamado "Stop Online Piracy Act" (Lei de Combate à Pirataria Online) com o intuito de proibir o uso de materiais ditos como propriedade dos autores de forma gratuita, ou seja, o projeto contra a pirataria na internet.
Web entra em greve.
Para entender melhor, um fator importante a ser citado aqui é a propriedade intelectual. Ela é extremamente ligada a algo chamado "direitos autorais", às composições artísticas e literárias.
Um bom exemplo para esse conceito é o uso de músicas em produções da TV. Se o autor da música não autorizar a utilização da mesma e o produtor a utilizar, o mesmo pode ser processado. Parece mais claro?
Agora você me pergunta, e o que tem a ver uma coisa com a outra? Já parou pra pensar as inúmeras vezes que fez downloads ilegais de músicas e filmes no seu computador? Caso esse lei fosse aprovada, esses sites seriam fechados. Foi o caso do Megaupload no qual o proprietário foi preso por pirataria. Também, todo site que tivesse relação com esses sites seriam tirados do ar como o Google, por exemplo, que se fosse comprovada essa ligação também seria banido.
Pare com a censura na internet. Vote não ao SOPA
As grandes empresas fonográficas dos EUA como Disney, Universal, Sony, Warner, entre outras foram as que apoiaram projeto sendo, um dos setores mais afetados. Em contraponto, empresas como Google, Facebook, Wordpress e Wikipédia foram contra devido à falta de liberdade na internet que seria monitorada pelas autoridades.
No dia 20 daquele mesmo mês o SOPA foi suspendido pelo próprio autor Lamar Smith.
Você é contra ou a favor dessa lei?
Entenda mais acessando o link abaixo:
Entenda mais acessando o link abaixo:
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Um país chamado Facebook
O maior crescimento registrado nos últimos tempos foi às redes sociais. Sua abrangência já é um dos assuntos mais comentados se prevê que, mais da metade da população mundial já é usuários dessas redes.
Essa plataforma não está sendo mais utilizadas somente para finalidades de uso pessoais, muitas empresas estão se favorecendo de seu crescimento para mostrar e vender seus produtos e até mesmo recrutar seus futuros funcionários.
Existem redes que estão sendo criadas com o objetivo principal de obter currículos. As grandes corporações, antes mesmo de chamar para a entrevista o candidato, o procura nas redes para conhecê-lo melhor e avaliar seu futuro funcionário. Hoje, não adianta existirmos somente fisicamente, há uma importância também em fazer parte deste mundo virtual.
Essas redes conseguem fazer uma ligação direta com o cliente. O compartilhamento de opiniões acaba sendo tão grande que a influência que a influência de amigos divulgam as novidades e acaba trazendo ainda mais compradores.
As informações nessas redes são trocadas com mais velocidade, essas noticias rodam de forma tão pessoal que mesmo não sendo interessante, você acaba entrando nela.
A rede mais usada hoje é conhecida como Facebook. Os números afirmam que, se ele fosse um país, o seu território físico teria cerca de 26,4 milhões de quilômetros quadrados, uma população com idade média entre 23 a 49 anos, mais de 70 idiomas oficiais e em média 845 milhões de usuários ativos, podendo chegar a 1 bilhão ainda este ano. Comparando esse país com a maior potencia mundial, ele teria três vezes o tamanho dos Estados Unidos e seria o terceiro mais populoso do mundo, perdendo somente para China e Índia.
Essa nova geração de experiências está crescendo e a cada dia vemos uma nova forma de se relacionar com as pessoas sem ao menos sairmos de casa ou pegar o telefone. Uma forma de viver que pode ser passageira, mas, a melhor forma de acreditar é que, não será o modo de viver que mudará e sim, a maneira de relacionamento entre as pessoas.
Essa plataforma não está sendo mais utilizadas somente para finalidades de uso pessoais, muitas empresas estão se favorecendo de seu crescimento para mostrar e vender seus produtos e até mesmo recrutar seus futuros funcionários.
Existem redes que estão sendo criadas com o objetivo principal de obter currículos. As grandes corporações, antes mesmo de chamar para a entrevista o candidato, o procura nas redes para conhecê-lo melhor e avaliar seu futuro funcionário. Hoje, não adianta existirmos somente fisicamente, há uma importância também em fazer parte deste mundo virtual.
Essas redes conseguem fazer uma ligação direta com o cliente. O compartilhamento de opiniões acaba sendo tão grande que a influência que a influência de amigos divulgam as novidades e acaba trazendo ainda mais compradores.
As informações nessas redes são trocadas com mais velocidade, essas noticias rodam de forma tão pessoal que mesmo não sendo interessante, você acaba entrando nela.
A rede mais usada hoje é conhecida como Facebook. Os números afirmam que, se ele fosse um país, o seu território físico teria cerca de 26,4 milhões de quilômetros quadrados, uma população com idade média entre 23 a 49 anos, mais de 70 idiomas oficiais e em média 845 milhões de usuários ativos, podendo chegar a 1 bilhão ainda este ano. Comparando esse país com a maior potencia mundial, ele teria três vezes o tamanho dos Estados Unidos e seria o terceiro mais populoso do mundo, perdendo somente para China e Índia.
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
E-commerce, uma mudança na forma de fazer compras
Atualmente tudo acontece muito rapidamente, lendo a primeira frase deste texto pelo menos três pessoas já realizaram uma compra pela internet, com a comodidade de estar confortavelmente em casa.
Pelas pesquisas, os consumidores da América Latina iniciam suas compras nos próprios sites das marcas. Com o tempo, eles vão migrando para sites com palavras-chaves, anúncios da internet e referências de amigos.
De acordo com a comScore, os portais de e-commerce nacionais são os mais preferidos na Argentina, Brasil e Chile, enquanto os consumidores no México e Venezuela são mais propícios a escolherem sites internacionais.
O Brasil foi caracterizado por ser o que mais gatas com compras em sites. A comodidade pode ser um ponto grande positivo mas, muitas pessoas afirmam ter medo de perder a sua privacidade quando se fala de gastar dinheiro de uma maneira virtual. Uma novidade que acaba de chegar ao nosso país é o cartão presente mastercard onde, as pessoas não irão mais precisar sair de casa para comprar e nem para entregar um presente. O objeto acaba sendo a salvação para pessoas muito ocupadas que não tem tempo para presentear um familiar ou amigo.
Em cada país, existe uma característica diferente na escolha de sites para efetuar uma compra on-line, mas se dúvida nenhuma, o e-commerce veio para ficar e mudou totalmente o comportamento das pessoas para realizar uma compra.
(Legenda da foto: Cartão presente MarterCard)
Marcadores:
comodidade,
compras online,
conforto,
E-commerce
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Tudo passa, e muito rápido!
Olá.
Hoje vamos postar um video com o proposito de mostrar a idéia e abordagem do nosso blog.
Escolhemos o nome 'Efemeridade Digital', pois algo efêmero é algo passageiro, e é o que acreditamos que acontece nesse mundo digital. As coisas passam tão rápido, que por muitas vezes, mesmo alguém que é super conectado acaba perdendo coisa ou outra.
Temos como objetivo, manter nossos visitantes informados e entretidos sobre os assuntos em questão e mais alguns outros sobre tecnologia atual, deixando claro que, como muitas coisas nesse mundo, é melhor se manter sempre atualizado, pois tudo passa num piscar de olhos!
Verão exatamente isso em nosso video. É um video com imagens rápidas e... será bem nostálgico para alguns.
Nos digam o que pensam após assistirem o vídeo.
Nós... nos sentimos velhas... rs
Interatividade e liberdade de escolha
A convergência das mídias com a TV e internet não é uma grande novidade, estamos falando de uma nova maneira de ver televisão, o que antes era a horários fixos na TV, agora há liberdade de escolha com a possibilidade de interatividade.
A TV e a internet, juntas possibilitam uma ampla diversidade, inúmeros canais sem muito custo, e a possibilidade de você pausar sua programação começa a existir o que também, acarreta na condição das pessoas poderem assistir o que querem em qualquer horário. Milhares de aplicativos que só eram disponíveis para os celulares com android ou iphone, agora passam a existir para os novos aparelhos de televisão.
Isso decreta o fim do modelo atual televisivo. O CEO do Google, Eric Schimidt, declarou que "Talvez as pessoas passem mais tempo vendo outras coisas além de televisão, nas suas televisões". Imagina você em sua casa vendo seu programa favorito e durante os intervalos comerciais em vez de circular entre os canais, você possa navegar na internet? E talvez, possa até ter algo que chame a atenção do que um determinado programa e depois você poderá voltar e assisti-lo no horário em que você preferir?
Essa convergência com inúmeras interações alguns dizem que pode até ser passageira, concluindo a afirmação de que tudo é efêmero mas, ela vem chegando com uma grande força o que vai até caracterizar um novo estilo de vida. As pessoas não vão mais precisar correr para assistir a sua diversão. A interação veio forte e para ficar. O que está acarretando em um grande sucesso.
(Legenda da foto: um jogo de futebol, isso também é possível sem perder uma importante cena do jogo)
A TV e a internet, juntas possibilitam uma ampla diversidade, inúmeros canais sem muito custo, e a possibilidade de você pausar sua programação começa a existir o que também, acarreta na condição das pessoas poderem assistir o que querem em qualquer horário. Milhares de aplicativos que só eram disponíveis para os celulares com android ou iphone, agora passam a existir para os novos aparelhos de televisão.
Isso decreta o fim do modelo atual televisivo. O CEO do Google, Eric Schimidt, declarou que "Talvez as pessoas passem mais tempo vendo outras coisas além de televisão, nas suas televisões". Imagina você em sua casa vendo seu programa favorito e durante os intervalos comerciais em vez de circular entre os canais, você possa navegar na internet? E talvez, possa até ter algo que chame a atenção do que um determinado programa e depois você poderá voltar e assisti-lo no horário em que você preferir?
Essa convergência com inúmeras interações alguns dizem que pode até ser passageira, concluindo a afirmação de que tudo é efêmero mas, ela vem chegando com uma grande força o que vai até caracterizar um novo estilo de vida. As pessoas não vão mais precisar correr para assistir a sua diversão. A interação veio forte e para ficar. O que está acarretando em um grande sucesso.
(Legenda da foto: um jogo de futebol, isso também é possível sem perder uma importante cena do jogo)
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Transmídia e Hipermídia: A nova era da comunicação
É engraçado pensar que um assunto pode estar entre diversas plataformas diferentes em um mesmo mundo da tecnologia. Um bom exemplo disso é a transmídia, que vem sendo estudada atualmente. Com o intuito de se desenvolver através de múltiplos suportes midiáticos, ela faz seu acesso ser autônomo, com uma história próxima da outra, mas nunca a mesma. Essa forma acaba sendo a continuação de um mesmo conteúdo.
O exemplo mais típico que ocorreu em nosso país foi o reality show Big Brother Brasil. Ele fez com que o público tivesse o poder em suas mãos de votar onde decidiam, e ainda conversarem com os mesmos através do site após a eliminação. A grande revelação dessa plataforma nos últimos tempos é à novela Cheias de Charme da Rede Globo. Ao mesmo tempo em que os espectadores assistem à novela, eles podem acessar o site e ver o novo clipe do famoso trio ficcional, As Empreguetes.
O exemplo mais típico que ocorreu em nosso país foi o reality show Big Brother Brasil. Ele fez com que o público tivesse o poder em suas mãos de votar onde decidiam, e ainda conversarem com os mesmos através do site após a eliminação. A grande revelação dessa plataforma nos últimos tempos é à novela Cheias de Charme da Rede Globo. Ao mesmo tempo em que os espectadores assistem à novela, eles podem acessar o site e ver o novo clipe do famoso trio ficcional, As Empreguetes.
( vídeo do clipe das Empreguetes que fez o maior sucesso no youtube)
Este clipe foi essencial para a grande virada da trama onde, hoje, até o Fantástico fez um concurso para eleger a “Empregada mais cheia de charme do Brasil”. Se diferenciando da novela Rebelde exibida por outra emissora, o trio não faz shows verídicos pelo Brasil, mas, ambas são uma grande plataforma que são acompanhadas dia após dia.
A hipermídia que podemos juntar com esse contexto usa-se muito da internet também. Ela tem a obrigação de estar em rede e acontece quando “nós” nos conectamos formando um todo. A hipermídia trabalha em cima do sistema em si e não, precisamente de um conteúdo em específico. Como por exemplo site de música Vagalume, onde podemos ouvir músicas de graça e também encontrar suas letras traduzidas pra nossa língua, além de cifras pra tocar as canções.
A hipermídia que podemos juntar com esse contexto usa-se muito da internet também. Ela tem a obrigação de estar em rede e acontece quando “nós” nos conectamos formando um todo. A hipermídia trabalha em cima do sistema em si e não, precisamente de um conteúdo em específico. Como por exemplo site de música Vagalume, onde podemos ouvir músicas de graça e também encontrar suas letras traduzidas pra nossa língua, além de cifras pra tocar as canções.
Outro produto que podemos citar da hipermídia é a grande banda Restart, que estourou em 2010, e está em rede o tempo todo. O site deles possibilita a compra de produtos e possui um espaço para seus fãs darem suas opiniões, além de falarem com os próprios integrantes da banda quando. Com isso essa onda colorida acaba ficando em toda parte, atingindo o mundo real e dominando o virtual.
Com isso, a dúvida que sempre carregamos junto conosco é, o que será que vem após essas mídias, já que como na nossa vida tudo passa rapidamente, e o que fica é sempre a questão do que vai aparecer para nos surpreender.
domingo, 16 de setembro de 2012
Making off
Decidimos postar algumas fotos do dia de gravação do vídeo de apresentação das blogueiras que vos falam. Espero que gostem das fotos.
Mayara, Natalia, Jéssica e Luciana. Faltou a Driele =/ |
Mayara na maior folga. |
Natalia escolhendo a música. |
Jessica como cinegrafista. |
Mayara testando as habilidades dela com o skate. |
Natalia na gravação externa. |
Gravação externa na praça. |
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
O sucesso dos memes
O 'meme' é uma das expressões mais fortes na cultura da internet. Esse termo se refere à qualquer coisa que faça sucesso na rede, pode ser uma imagem, uma gíria, um vídeo, um bordão, como, por exemplo"para nossa alegria" ou "que deselegante" entre outros. O meme é algo que vai além do que se espalha, ele ganha novas versões e pode ter seu significado alterado. Eles surgem sem nenhum marketing.
As redes sociais atingem mais pessoas do que qualquer outro tipo de mídia, assim, chegando a milhões de acessos. A influência que os memes causam na sociedade jovem mostra o quanto a internet influência no desenvolvimento da cultura de massa. Criados sempre por pessoas que na maioria dos casos não terão reconhecimento pelo trabalho, a intenção principal dos memes é o bom humor, que nos últimos anos também vem ganhando mais espaço na mídia.
A propagação na internet fez com que as emissoras de televisão ganhassem mais uma ferramenta de entretenimento, pois estas passaram a dar espaço em suas programações para vídeos que fazem sucesso na rede. Um entretenimento fácil de fazer, mas difícil de ser esquecido.
Os memes passam às vezes tão rápidos que nem ao menos são vistos por todos que tem acesso as grandes redes. Mas isso, não é um caso de preocupação pois atualmente a sociedade está repleta de pessoas criativas, o que acarreta na criação de novos memes, assim algo que era novo logo fica velho.
Nos últimos dias tivemos um caso muito engraçado de um meme. Nissim Ourfali, um menino de 13 anos fez um vídeo para comemorar seu Bar Mitzvah, que é a passagem mais importante na religião Judaica. É o momento em que os judeus atingem a maioridade perante a lei e passam a ser considerados homens de verdade. Então o video da comemoração caiu na rede antes mesmo da festa. E olha só como ficou o video:
A propagação na internet fez com que as emissoras de televisão ganhassem mais uma ferramenta de entretenimento, pois estas passaram a dar espaço em suas programações para vídeos que fazem sucesso na rede. Um entretenimento fácil de fazer, mas difícil de ser esquecido.
Os memes passam às vezes tão rápidos que nem ao menos são vistos por todos que tem acesso as grandes redes. Mas isso, não é um caso de preocupação pois atualmente a sociedade está repleta de pessoas criativas, o que acarreta na criação de novos memes, assim algo que era novo logo fica velho.
Nos últimos dias tivemos um caso muito engraçado de um meme. Nissim Ourfali, um menino de 13 anos fez um vídeo para comemorar seu Bar Mitzvah, que é a passagem mais importante na religião Judaica. É o momento em que os judeus atingem a maioridade perante a lei e passam a ser considerados homens de verdade. Então o video da comemoração caiu na rede antes mesmo da festa. E olha só como ficou o video:
But here's our number... so call us maybe!
Quem somos nós???
Nada mais justo do que mostrar quem são as 'uvas passas' -NOT haha que aqui vós postam. Temos uma tarefa de nos apresentar em formato de vídeo em um dos posts de hoje; o outro, que será postado em breve, falará sobre 'Memes'.
Então pensamos, existe musica mais 'Meme' do que Call me Maybe da Carly Rae Jepsen? Tantas paródias e videos divertidos por conta dessa música, que por si só, já é muito legal que resolvemos colocá-la no nosso vídeo.
Então, pensamos em mostrar aqui, o que cada uma de nós cinco gostamos mais de fazer!
Esperamos que vocês gostem e compartilhem dos nossos hobbies: Dançar, ler, andar de skate, dormir e assistir filmes.
Quem de nós gosta de fazer o quê?
Isso só assistindo até o final do vídeo =) É rapidinho! Passa voando ;)
terça-feira, 4 de setembro de 2012
As tais redes sociais
Vivemos todos os dias envolvidos em uma rede social, em casa com nossos pais e irmãos, na rua com vendedores e amigos, na faculdade com colegas e professores. O fato de você estar num lugar onde você pode comunicar-se, aprender e ensinar o torna membro de uma rede de socialização, em que uns influenciam diretamente ou indiretamente na vida dos outros.
Atualmente, pela ideologia da época, o termo "rede social" não está mais diretamente ligado aos seus colegas e familiares, e sim a internet.
As redes sociais virtuais estão presentes na vida de todos e sendo inseridas de forma muito rápida na sociedade contemporânea. Ninguém fica de fora, as empresas abusam da fácil comunicação com seu cliente, as faculdades incluem em sua grade curricular, as pessoas marcam encontros, discutem, realizam trabalhos e conhecem pessoas novas. As redes sociais aproximam as pessoas, aceleram a troca de informações e de certa forma facilitam em muitos aspectos determinados usuários.
Lembram do fotolog? Dos diários online (blogs)? Do flogão? Do Orkut? Do Twitter?... O twitter ainda é lembrado, mas agora a febre é o Facebook. Porém, dizem alguns especialistas que o Google + será a próxima 'vitima' do assédio. Quem pode ter certeza? As outras redes sociais foram sendo descartadas em pouco tempo, tão rapidamente que ninguém percebe.
Muito difícil convencer os jovens a não dar tanta atenção à elas. Eles estão presos, muitas vezes por motivos fúteis ou até de forma negativa as redes sociais, deixando de lado coisas importantes para o seu futuro.
Acreditando que elas são prioridade em sua vida, sem pensar que, a maioria das coisas do espaço digital é relativamente passageira. E numa era quem que os jovens são presos a esses recursos, como tentar modificar a sua mente e sugerir abandonar as redes? Isso é possível ?
Marcadores:
facebook,
google,
linkedin,
redes sociais,
twitter
Assinar:
Postagens (Atom)